A CAMINHADA GUARANI MBYA EM SEUS TERRITÓRIOS

As tekoá são lugares permeados de espiritualidade, onde as lideranças espirituais exercem o importante papel de guiar as pessoas da aldeia de acordo com o belo caminhar Guarani Mbya, através da busca constante da purificação, que existe no mbya reko (modo de ser Guarani Mbya). Alcançar a morada sagrada dos nhanderu mirim é a meta dos que vivem o nhandereko. Mas, conforme ensinam as lideranças, é preciso de condições específicas para viver o Mbya reko

[…] Quando se fala do território Guarani, estamos falando de espaço, tempo, convivência, terra, animais, plantas medicinais, deuses e da crença, ou melhor o nosso yvy rupa (território ou berço da terra), tudo junto. O filho de NHANDERU o NHAMANDU que criou o povo Guarani que deu o ARANDUA (sabedoria e conhecimento) para que pudesse até hoje praticar o NHANDE REKO (nosso sistema), desde o significado de ocupação territorial de ter o respeito e manejo sobre a natureza. […] (MOREIRA, 2015, p. 14).

Já fazem alguns anos que o Guarani Mbya Ariel Ortega (Kuaraê Poty) é cacique da Tekoá Koenju. Os caciques também são muito importantes nas aldeias, pois eles são as lideranças políticas, que representam os povos Guarani nos conflitos, e na luta pelo respeito aos direitos indígenas. Eles são como “diplomatas”: eles representam as necessidades das comunidades guarani, diante das sociedades não indígenas, que vivem culturas diferentes, lutando pelo direito às Terras Indígenas, que vem sendo invadida pelos não índios a séculos. Entretanto, as lideranças políticas e espirituais das aldeias, precisam fazer os juruá (não indígenas) entenderem que as tekoá só podem existir se houver ambiente com condições para os Guarani viverem de acordo com o mbya reko. É o caso da Mata São Lourenço, que os Guarani Mbya que vivem em São Miguel das Missões (RS) vem reivindicando a tempo. O cacique Ariel participa de movimentos indígenas Guarani, que atuam na resistência e luta pela demarcação de suas terras. Veja um trecho da carta escrita em 2014, em um dos encontros das comunidades guarani do Rio Grande do Sul, sobre a Mata São Lourenço, endereçada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e aos governos não indígenas brasileiros:

[…] 9) Mata São Lorenço e Esquina Ezequiel: A Mata São Lourenço é uma das poucas áreas com matas boas na região das missões. A FUNAI deve encaminhar um GT, antes que essa mata seja terminada para dar lugar a monocultura de soja. A Esquina Ezequiel, nas margens do Arroio Piratini, deve estar junto com o GT para a Mata São Lourenço, pois também é uma área importante para a formação de aldeia na região das Missões. […]

Lideranças das Comunidades Guarani do RS. Porto Alegre, 30 de abril de 2014. Disponível em: http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=7487.

O ambiente encontrado na Mata São Lourenço é de grande importância para os Guarani mbya que vivem na região. Ariel, junto com sua esposa, Patrícia, os Guarani Mbya da região, e a ONG Vídeo nas Aldeias, produziram um filme, chamado Desterro Guarani (2011), sobre a situação da luta pela demarcação, e o desterro sofrido pelos Guarani ao longo do contato com os juruá (não indígenas). No filme, Ariel mostra a região da Mata São Lourenço, e explica, junto com o Guarani Mbya Mariano, sua importância para os povos Guarani.

 

Percebeu como Mariano ensina sobre a mata, para a criança Guarani Mbya que caminha com eles? Na cultura Guarani Mbya, as pessoas mais velhas são como livros e história, realizando ensinamentos, através da oralidade, narrando histórias sobre os deuses, espíritos, e as práticas da cultura Guarani Mbya. Por isso, as pessoas mais velhas são muito ouvidas, durante os encontros dos povos Guarani, para lutar pela demarcação de suas terras, pois ensinam o que é necessário para formar a tekoá (espaço onde os Guarani Mbya vivem sem modo de ser) …

Através das rezas, da meditação, dos cantos, os Guarani Mbya vivem seu modo de ser nas tekoá, organizando sua sociedade pautados nas condições ambientais necessárias para manter o nhandereko (sistema cultura Guarani). Mas que condições são estas? Quais são as terras indígenas já demarcadas para os povos Guarani Mbya, e quais as terras em fase de demarcação? Como os Guarani Mbya lutam pela demarcação de suas terras? Onde vivem os povos Guarani Mbya?

null

O que é necessário para existir uma tekoá?
null

Onde vivem os povos Guarani?
null

As paisagens nos territórios Guarani Mbya…
null

Relações entre paisagens e saberes Mbya…
null

Movimentos Indígenas, leis demarcatórias, e territorialidade Guarani