Os Guarani Mbya vivem em suas terras através de várias formas de organizar o trabalho, e as atividades dentro das aldeias. Eles não percebem a realidade como um conjunto de coisas separadas: para eles, tudo está ligado, em harmonia, e eles precisam respeitar e se adequar à sintonia do todo. Por isso, existe o Nhandereko (sistema cultural Guarani Mbya), que faz com que os Guarani Mbya vivam conforme um conjunto de regras, valores e práticas que estejam dentro da harmonia do universo. Seguir o Nhandereko significa seguir o Mbya Reko (modo de ser Guarani Mbya).

 

Teko: é o jeito de ser de cada coisa e de cada pessoa. Usamos a expressão Nhandereko para falar do costume e do sistema de vida Guarani.
Ronaldo Costa – Karai Tukumbo

In: AFFONSO, Ana Maria Ramo y. LADEIRA, Maria Inês. (Orgs). Guata Porã/Belo Caminhar. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista, 2015. (Projeto pesquisadores Guarani no Processo de Transmissão de Saberes e Preservação do Patrimônio Cultural Guarani – Santa Catarina e Paraná/ Agosto de 2014 – Novembro de 2015), p. 98.