As paisagens em que os Guarani mbya vivem remetem aos cuidados que precisam ter para manter o mbya reko… Nas tekoá (espaços onde os Guarani mbya mantem seu modo de ser) as pessoas buscam a purificação, através do uso do petynguá e da meditação. Precisam viver em lugares tranquilos, em que possam aproveitar a natureza para poder organizar sua sociedade e produzir os objetos que utilizam em seu cotidiano. Por isso, os povos Guarani lutam pela demarcação de suas Terras Indígenas em ambientes em que tenham condições de manter o nhandereko (sistema cultural Guarani Mbya). Entretanto, estas paisagens têm sido afetadas pelos juruá a séculos, e muitas tekoá, hoje, precisam conviver com estas intervenções… é o caso da Tekoá Yynn Moroti Whera

Baixar vídeo

A busca por viver o mbya reko está vinculada aos ecossistemas de Mata Atlântica, onde existem matas, e a fauna (animais e floras) em que os Guarani Mbya possam manter suas práticas culturais…

Aldeia Itanhaém. Foto: (Davi Timóteo Martins). (Martins, 2015, p. 14).

 

Assista, abaixo ao trecho de outro filme documentário, Tava, A Casa de Pedra. A cena demonstra aspectos do cotidiano dos povos Guarani da aldeia Araponga, em Paraty – RJ, como a relação de crianças e jovens Guarani com o rio.

Baixar vídeo

Os Guarani tratam a terra como lugares por onde transitam. Não impõem limites para a sua caminhada, desde que possam viver em lugares onde possam formar uma tekoá (lugares onde os Guarani mbya mantem seu modo de ser). Suas referências são terras que ficam entre os rios: os brancos que começaram a dividir os locais em países, estados e municípios. Para estes, as alterações da paisagem estão vinculadas à transformação da matéria e dos ambientes em lucro, construindo prédios, estradas, lotes, cercas, terrenos com baixa vegetação. Para os Guarani, a natureza é dotada de entidades espirituais protetoras, que devem ser respeitadas para que possam viver bem, conseguindo manter uma forma de vida baseada na meditação e oração cotidiana, plantando e colhendo da natureza alimentos que os mantem em conexão com o mundo sagrado. Para os povos Guarani, o que é importante existir, na paisagem onde vivem?

Voltar