Observe, ouça e elabore

PASSO 1: Selecione alguns trechos dos vídeos e fotografias vistos na esfera “As paisagens nos territórios Guarani Mbya…”, ou na Biblioteca, nos quais se destaquem, ou apareçam, de alguma forma, pelo menos uma das duas características citadas abaixo:

– Alterações de influência não indígena no ambiente, ou objetos presentes na paisagem que dificultem o modo de ser Guarani mbya e sua relação com o espaço que vivem segundo sua cultura, que não foram realizadas pelos Guarani mbya, mas com as quais precisam conviver.

– Construções e alterações Guarani da paisagem e do ambiente, de acordo com a sua cultura, saberes, formas de viver e compreender o território, ou a relação com os juruá (não indígena).

Realize uma junção das fotos e vídeos selecionados através de um vídeo.

PASSO 2: Agora, insira alguns tipos de mídias e recursos visuais, em seu vídeo, para dar destaque ou explicar quais são as características que motivaram a seleção das cenas, e suas relações com a cultura Guarani. As mídias inseridas podem ser encontradas na Biblioteca, podendo ser áudios (músicas, vídeos) ou textos, e nada impede que sejam utilizadas as duas mídias ao mesmo tempo!

Organize seu vídeo através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Mudanças da paisagem territorial após a chegada dos não indígenas…
null

Sem cercas… não foram os Guarani que impuseram fronteiras!
null

Paisagens dos territórios Guarani Mbya…