A PRODUÇÃO ARTESANAL GUARANI MBYA

Na Tekoá Koenju (Aldeia Alvorecer), a comunidade guarani mbya vive intensamente suas percepções religiosas. Um dia, um raio caiu em uma árvore, entre a mata.

 

Os rezadores trataram de interpretar se havia sido um espírito bom ou ruim que atingiu a árvore. O Karaí Tataendi Solano, teve um sonho na noite em que o raio caiu na tekoá, e atingiu a árvore. No sonho, o Nhanderú lhe pediu para que construísse uma Opy (Casa de Reza). Conduzidos pelas lideranças espirituais, a comunidade guarani começou a coletar madeiras para iniciar a construção da Opy. Pauliciana, que era Kunhã-Karaí (liderança espiritual), quis fazer colares para os homens, através da madeira da árvore atingida pelo raio. Ela revelou isso calmamente, durante o cozimento de algum alimento.

 

A madeira da árvore que foi atingida pelo raio, passou a ter ligação com os deuses, pois foi Tupã que se manifestou, mandando um sinal para os guarani. As Kunhã Karaí são as lideranças espirituais femininas, anciãs experientes responsáveis por manter o contato com os deuses e interpretar suas mensagens, através das rezas, da interpretação dos sonhos, e dos acontecimentos cotidianos. Por consequência, são responsáveis pela proteção espiritual da aldeia, precisando realizar as atividades necessárias para isso. Por isso Pauliciana quis um pedaço da madeira, para confeccionar artesanatos e proteger a aldeia. Os artesanatos produzidos pelos povos guarani mbya estão relacionados à cosmologia destes povos, de diversas maneiras: através dos seus usos, dos significados, e do próprio processo de produção, dependendo do tipo de artesanato. Mas o que são os artesanatos guarani?

null

O que são os artesanatos Mbya Guarani?
null

Artesanato: transmissão e atualização dos saberes
null

Funções sagradas do cachimbo e colares
null

Funções de artesanatos no Nhemongaraí (batismo)
null

Artesanato e Territorialidade