Observe, ouça e elabore

Os vídeos que você viu, em que aparecem Kunhã Karaí Pauliciana, são partes do filme documentário “Bicicletas de Nhanderu”, lançado em 2011. Nas cenas finais do documentário, uma homenagem, e uma surpresa para quem assiste:

Um mês após benzer as guabirobas, Pauliciana deixou a vida terrena. Seu ã (alma) foi se encontrar com seu Nhe’e (espírito nome, protetor da pessoa), enquanto seu angue (áurea) ficou entre a aldeia e as matas da Tekoa Koenju. Realize um vídeo, apresentando uma homenagem à Pauliciana, e ao seu papel enquanto Kunhã Karaí (liderança espiritual). Siga algumas dicas, para lhe ajudar nesta tarefa:

– Leia o conto “A terra e a água”, e ouça a narrativa oral de Karaí Tataendi (vista no início do documentário guarani “Bicicletas de Nhanderú”), que contam a história da chuva e do trovão, vistos anteriormente. Identifique a importância do uso da fumaça sagrada do petynguá pelas lideranças espirituais.

– Selecione textos, imagens, músicas e cenas (encontrados ao lado, ou na Biblioteca) em que você identifique as funções sagradas do petynguá (cachimbo sagrado) e a confecção e utilização dos mbo`y (colares), e a relação com as lideranças espirituais.

– Relacione o que você percebeu dos contos e das outras fontes ao longo do conto, com a interpretação sagrada dada à queda do raio que atingiu a árvore nas matas da aldeia Koenju, demonstrado no filme documentário “Bicicletas de Nhanderu”. Como esse episódio evidencia a importância de Pauliciana, como xejary (avó, anciã), Kunhã Karaí (liderança espiritual) e mulher guarani mbya?

– Sugestão: caso você já tenha realizado outros vídeos, em outros “OBSERVE, OUÇA, E ELABORE”, insira estas imagens e cenas junto ao(s) vídeo(s) já elaborados, e reorganize o vídeo em uma homenagem à anciã Pauliciana, e à sua função enquanto kunhã-karaí (anciã) dentro da Tekoá Koenju.

Organize seu vídeo através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Petynguá – matéria prima necessária e relação com o Nhe’e
null

Mitologia guarani mbya e o uso do petynguá…
null

Ara Pyau (tempo novo) – benzimento através do petynguá
null

Mbo’y – Colares guarani mbya