Os sonhos são, para os Guarani, sinais que os guiam na compreensão das coisas, influenciando em suas atitudes e decisões. Os Karaí guiam os Guarani através de seus sonhos, pois são neles que eles conversam com os deuses, além da meditação, e do transe em que entram na Opy (Casa de Reza). Através da interpretação das mensagens divinas, os Karaí orientam e tomam decisões que envolvem a todos(as) da comunidade Guarani Mbya em que vivem.

Baixar vídeo

Mas não são apenas os Karaí que tem sonhos reveladores. Os sonhos podem significar presságios, ou avisos para os Guarani em geral. É o caso das mulheres que sonham com pássaros, e partir de então, sabem que ficarão grávidas. O relato da escritora Guarani Mbya Sandra Benites, em seu trabalho de conclusão de curso, é esclarecedor:

Xará’u omoexakã: Sonho, prevendo o futuro
Certo dia, durante uma madrugada, meu marido me presenteou com um paraka’u – papagaio. A princípio não queria aquele presente, pois me lembrei das palavras de minha avó Takua. Ela sempre me dizia que um casal não pode ter paraka’u em casa quando tem filho pequeno. Mas, resolvi aceitá-lo porque eu não tinha filho ainda. No dia seguinte, acordei com esse xara’u – sonho – em minha cabeça, eu sabia que em breve ficaria grávida. Nomoexaka’ĩ poraĩ (não tinha certeza) se seria uma menina ou um menino, pois sonhar com paraka’u, sem ver no sonho que é macho ou fêmea, indica apenas gravidez futuramente.
Quando uma mulher vai ter um filho ou uma filha, antes mesmo de engravidar, os pais, ou apenas um deles, sonham com o nhe’ẽ que virá. Como disse Vera Mirim, são nhe’ẽ porã, “porque não é qualquer espírito” (Silva, 2013:24). A omoexakã do nhe’ẽ – a certeza do espírito se dá através do xara’u – sonho com nossos parentes orereja va’e kue – que já se foram, mas também quando roexara’u – sonhamos com animais, principalmente pássaros, lugares, plantas – exemplo: avaty ty – milho, comanda’i – feijão, entre outros. Após, omoexakã já começa o processo de omongueta – aconselhamentos, e a família escolhe a mitãmbojaua – parteira. A mulher, ipuru’a va’e rã – futura grávida, tem que se preparar para receber esse nhe’ẽ, pois isso implicará, realmente, no futuro da ser-criança, do nhe’ẽ. (BENITES,2015, p. 14).

Os sonhos também podem ser sinal de mal presságio, e costumam reunir os Guarani em conversas e meditações, buscando-se interpretar os sonhos de alguém.

<

Baixar vídeo