Observe, ouça e elabore

As áreas esbulhadas Guarani são territórios em que os povos Guarani já viveram, mas que foram forçados a se retirar, devido às invasões juruá (não indígenas), ao avanço do processo e urbanização, entre outros motivos relacionados ao contato dos povos Guarani com os não indígenas. Observe novamente o site Mapa Guarani Digital, desenvolvido em um trabalho coletivo entre o Centro de Trabalho Indigenista e a Comissão Guarani Yvyrupa:

http://guarani.map.as/#!/lands/814/

Tanto o site, quanto os mapas encontrados nos orbitais desta esfera (“Onde vivem os povos Guarani?”), identificam algumas antigas áreas de uso Guarani, das quais estes povos foram esbulhados. Em muitas destas regiões, os usos atuais dos territórios dificultam a percepção de que lá já viveram comunidades Guarani. O ecossistema e as paisagens foram alterados, e as pessoas que vivem nestes locais, devido à violência colonial imposta por povos não indígenas, passaram a não se identificar com o modo de vida e a identidade Guarani. Estas áreas ainda são reivindicadas pelas comunidades guarani, que encontram nestas terras uma conexão com seus ancestrais, os Nhanderú Mirim. Na região de Joinville (conforme a orbital “Ocupação Guarani no sul do Brasil…”), por exemplo, os povos Guarani que viviam no atual nordeste de Santa Catarina sofreram com a intervenção da colonização, sendo gradativamente esbulhados de suas terras. Entretanto, empresários da região, que tem interesses em que suas terras, não aceitam a demarcação de terras Guarani, desconhecendo o mbya reko (modo de ser Guarani Mbya) e o processo de esbulhamento que que os antepassados guarani sofrerão na região…

Selecione uma das áreas esbulhadas, encontradas nos mapas e no site. Em seguida, elabore um vídeo que evidencie a importância da demarcação desta terra para que os povos Guarani possam viver sua caminhada, oguatá (cultura de mobilidade) através da visitação entre as aldeias, em territórios com condições ambientais para manter seu modo de ser. Destaque, em seu vídeo, as dificuldades impostas pelas fronteiras geopolíticas juruá (não indígenas). Utilize os mapas, vídeos, textos e imagens vistos nesta esfera (“Onde vivem os povos Guarani?”), e na Biblioteca.

Organize sua explicação em imagens e sons através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Ocupação Guarani no sudeste brasileiro…
null

Ocupação Guarani no sul do Brasil…
null

Terras Indígenas Guarani no Mato Grosso do Sul…
null

Terras Indígenas Guarani em regiões amazônicas…
null

Além das fronteiras juruá: ocupação Guarani transnacional
null

Vestígios da caminhada… registros arqueológicos da ocupação Guarani
null

Oguatá: mobilidade Guarani e a caminhada dos Nhanderú Mirim