Observe, ouça e elabore

PASSO 1: Caso você já tenha realizado o OBSERVE, OUÇA E ELABORE da esfera “As paisagens nos territórios Guarani Mbya…”, amplie o vídeo realizado nesta atividade. Selecione alguns trechos dos vídeos e fotografias para inserir no vídeo, vistos nesta esfera (“…”), ou na Biblioteca, nos quais apareçam alterações ambientais de influência não indígena, ou objetos presentes na paisagem que dificultem o modo de ser Guarani Mbya e sua relação com o espaço; e alterações Guarani da paisagem e do ambiente, de acordo com a sua cultura, saberes, formas de viver e compreender o território. Caso você não tenha realizado o OBSERVE, OUÇA E ELABORE da esfera “As paisagens nos territórios Guarani Mbya…”, realize esta atividade de edição de vídeo do início.

PASSO 2: Identifique no trecho do filme documentário “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada” (2008), cenas que demonstrem saberes Guarani Mbya utilizados na mata: relacionados com a caça, identificação do ambiente, rastreamento de animais de caça, corte de madeira corticeira e realização de artesanatos e cerâmicas, modos de preparo de alimentos, elaboração de ferramentas para a caça, ou outros saberes que você tenha identificado. Realize uma junção das cenas dos vídeos selecionados, nos passos 1 e 2, em um vídeo.

PASSO 3: Realize uma reflexão em seu vídeo de forma oral ou escrita, sobre possíveis relações entre os saberes Guarani Mbya e as paisagens em que vivem, que possam ser observadas nas cenas selecionadas: saberes Guarani Mbya e a transformação das paisagens; paisagens em que os povos Guarani Mbya vivem, e os ensinamentos de seus saberes, e práticas sociais (caça, coleta, agricultura, rezas, entre outras); transformações das paisagens realizadas pelas sociedades não indígenas,  e o impacto sobre os  saberes Guarani Mbya. As relações entre os saberes Guarani Mbya e a paisagem podem ser mostradas a partir do entrecruzamento de cenas sobre paisagens e saberes Guarani identificados por você.

Organize seu vídeo através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Aprendendo através das paisagens…
null

Saberes e crenças que constroem a paisagem…