As comunidades guarani, durante o trabalho artesanal, não visam ao lucro como objetivo. A prática artesanal está relacionada a geração de renda para manter a subsistência, à identificação dos guarani, e aos significados religiosos atribuídos pelos guarani aos artesanatos.

Baixar vídeo

As atividades praticadas pelos guarani, são como se fossem uma desculpa para praticar sua religião. Cobrar por trabalhos que são prestados para o desenvolvimento e o bom caminhar do Nhe’e, como o parto ou as meditações dos líderes espirituais (Karaí), é entendido como algo degradante, pois estes quem exerce estes trabalhos buscam no modo de vida guarani (Nhanderekó) a purificação e a harmonia de seus espíritos-nome, revelados no batismo pelos líderes espirituais dentro da Casa de Reza (Opy). De acordo com o espírito-nome que a pessoa recebe, ela terá vocação para desenvolver certas atividades, que servirão para que os guarani mantenham o Nhanderekó. Assim, os guarani realizam as atividades inerentes ao seu espírito-nome, para fortalecer a harmonia na aldeia, o que fortalece o espírito da pessoa. Por isso, se algum(a) guarani cobrar para fazer uma atividade relacionada ao desenvolvimento do Nhe’e, (são atividades específicas, nem todas as atividades estão relacionadas a isso) como o parto, o(a) guarani não estará exercendo verdadeiramente seu espírito-nome, já que estas atividades são feitas pela busca do bom caminhar e da harmonia dentro das aldeias, não podendo ser desvirtuadas por outros objetivos.

Baixar vídeo

Outra atividade coletiva elaborada pelos guarani é a construção da Casa de Reza (Opy), espaço sagrado. As pessoas nas aldeias guarani, também aprendem desde cedo com os familiares e mais velhos, a realizar as atividades para a vida adulta, sendo responsáveis por construir tudo o que utilizarão, e que é necessário, diante do modo de vida guarani.

Baixar vídeo

Ao final da construção da Casa de Reza, a comunidade se reúne para finalizar o barreamento das paredes e colocar a cobertura. É um momento de alegria, pois as Casas de Rezas costumam ser o resultado da interpretação de um sonho dos líderes espirituais, que tem contato com os Nhanderú e outros deuses de diferentes moradas, e guiam as pessoas que vivem na tekoá (lugar em que os guarani vivem de acordo com seus costumes). Então, a finalização da Casa de Reza significa caminhar para a harmonia e o bem viver.

Baixar vídeo

Mas os juruá (não indígenas) muitas vezes não entendem estas relações entre o trabalho e a religião que existe nas culturas guarani, o que é motivo para desentendimentos, preconceitos…

Baixar vídeo