As comunidades guarani, durante o trabalho artesanal, não visam ao lucro como objetivo. A prática artesanal está relacionada a geração de renda para manter a subsistência, à identificação dos guarani, e aos significados religiosos atribuídos pelos guarani aos artesanatos.
As atividades praticadas pelos guarani, são como se fossem uma desculpa para praticar sua religião. Cobrar por trabalhos que são prestados para o desenvolvimento e o bom caminhar do Nhe’e, como o parto ou as meditações dos líderes espirituais (Karaí), é entendido como algo degradante, pois estes quem exerce estes trabalhos buscam no modo de vida guarani (Nhanderekó) a purificação e a harmonia de seus espíritos-nome, revelados no batismo pelos líderes espirituais dentro da Casa de Reza (Opy). De acordo com o espírito-nome que a pessoa recebe, ela terá vocação para desenvolver certas atividades, que servirão para que os guarani mantenham o Nhanderekó. Assim, os guarani realizam as atividades inerentes ao seu espírito-nome, para fortalecer a harmonia na aldeia, o que fortalece o espírito da pessoa. Por isso, se algum(a) guarani cobrar para fazer uma atividade relacionada ao desenvolvimento do Nhe’e, (são atividades específicas, nem todas as atividades estão relacionadas a isso) como o parto, o(a) guarani não estará exercendo verdadeiramente seu espírito-nome, já que estas atividades são feitas pela busca do bom caminhar e da harmonia dentro das aldeias, não podendo ser desvirtuadas por outros objetivos.
Outra atividade coletiva elaborada pelos guarani é a construção da Casa de Reza (Opy), espaço sagrado. As pessoas nas aldeias guarani, também aprendem desde cedo com os familiares e mais velhos, a realizar as atividades para a vida adulta, sendo responsáveis por construir tudo o que utilizarão, e que é necessário, diante do modo de vida guarani.
Ao final da construção da Casa de Reza, a comunidade se reúne para finalizar o barreamento das paredes e colocar a cobertura. É um momento de alegria, pois as Casas de Rezas costumam ser o resultado da interpretação de um sonho dos líderes espirituais, que tem contato com os Nhanderú e outros deuses de diferentes moradas, e guiam as pessoas que vivem na tekoá (lugar em que os guarani vivem de acordo com seus costumes). Então, a finalização da Casa de Reza significa caminhar para a harmonia e o bem viver.
Mas os juruá (não indígenas) muitas vezes não entendem estas relações entre o trabalho e a religião que existe nas culturas guarani, o que é motivo para desentendimentos, preconceitos…