Caminhe com a kunhã karaí Pauliciana! Elabore um vídeo refletindo sobre a exclusão social das comunidades Guarani em meios urbanos. Para realizar seu vídeo, primeiro, faça ao menos a uma das atividades que se chamam “OBSERVE, OUÇA E ELABORE”, que também consistem em atividades de elaboração de vídeo. Você irá encontrar estas atividades nas outras esferas (marrom, verde e amarela). Escolha pelo menos uma das esferas amarelas, marrons ou verdes (não precisam ser todas! Na verdade, pode ser apenas uma! Fica a seu critério…), realize o(s) vídeo(s) solicitados no(s) “Observe, Ouça e Elabore”, e em seguida edite-o(s), para formar este vídeo:

– Selecione e utilize fontes de uma das orbitais deste Inventando e Editando (Expansão juruá e artesanatos…; Produção artesanal como resistência à invasão juruá…; Artesanato e Cidade…; Artesanato, Cidade e Estereótipos…; Artesanato, Cidade e Direito à Circulação e à Manifestação Cultural…), e pelo menos um vídeo que você tenha realizado em uma das esferas (amarelas, verdes ou marrons). Demonstre a importância de ouvir o que as comunidades Guarani tem a dizer, ao se tomar decisões sociais e realizar políticas públicas, levando-se em consideração as manifestações culturais dos povos Guarani nas cidades, durante a venda dos artesanatos: como o poder público poderia ouvir as necessidades, e incentivar a produção artesanal, em áreas urbanas?

– Procure mostrar por que a produção artesanal é importante para que a cultura Guarani se mantenha viva, e por que a venda artesanal em áreas urbanas é necessária atualmente, para a subsistência das comunidades Guarani.

– Destaque a importância do diálogo com os Movimentos e Comissões Guarani, para a construção de medidas que respeitem os significados dos artesanatos para os Guarani, e para compreender os problemas que eles encontram nas cidades para viverem conforme suas tradições, crenças, sociabilidades, relações familiares, preocupações e formas de organização.

Organize sua explicação em imagens e sons através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do Youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Expansão juruá e artesanatos…
null

Produção artesanal como resistência à invasão juruá…
null

Artesanato e Cidade…

null

Artesanato, Cidade e Estereótipos…

null

Artesanato, Cidade e Direito à Circulação e à Manifestação Cultural…