Observe, ouça e elabore

Elabore um vídeo sobre o papel dos movimentos indígenas na luta pela demarcação de terras indígenas guarani. Selecione pelo menos uma das atividades abaixo, para realizar seu vídeo, buscando realizar estas reflexões em seu vídeo:

– Selecione uma campanha em defesa da demarcação ou direitos indígenas de uma T.I guarani. Demonstre a importância dos Movimentos Indígenas Guarani, como a CGY, Comissão Nhemongueta, CAPG, ou CCNAGUA, para esta campanha.

– Demonstre como a T.I. se encontra dentro de uma rede de sociabilidades guarani, que remete aos territórios guarani tradicionalmente ocupados.

– Evidencie a importância da demarcação da T.I. para que a comunidade guarani que lá vive mantenha a rede de sociabilidades e a teko (modo de viver guarani).

– Selecione e organize algumas fotos e textos refletindo sobre a importância das lideranças políticas e espirituais guarani organizadas nos movimentos indígenas desde as Assembleias dos Chefes Indígenas, e das garantias constitucionais que estes movimentos conquistaram (artigo 231 e 232) e legislações posteriores, para: preservar os saberes guarani; garantir condições ambientais para que mantenham sua cultura de deslocamento e sacralização dos territórios em que vivem.

– Indique a participação das lideranças e famílias guarani nos novos processos demarcatórios. Utilize vídeos e outras fontes, para salientar a importância da sabedoria dos mais velhos, e os relatos das famílias, durante a elaboração das genealogias, do levantamento documental, e da identificação da relação entre o território e a cosmovisão guarani.

– Utilize as fotografias relacionadas aos movimentos indígenas, músicas guarani, e textos dos documentos produzidos durante as Assembleias de Chefes Indígenas, ou dos sites de movimentos e comissões guarani. Demonstre como as novas formas de identificação e organização territorial após a Constituição de 1988, e a ação dos Movimentos Indígenas, modificaram as políticas do Estado de integração, tutela e emancipação.

            Você pode realizar esta reflexão através das fontes encontradas nesta esfera, ou na Biblioteca, ou elaborar áudios, textos, imagens e fotografias. Organize sua explicação em imagens e sons através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

A ocupação de terras e a luta pela demarcação…
null

Os encontros das lideranças e novas formas de organização territorial…
null

A situação da Tekoá Itaty – Aldeia Morro dos Cavalos (SC) e a luta pela demarcação
null

Legislações que embasam o processo demarcatório
null

Mbya Reko e o processo demarcatório: o caso Morro dos Cavalos
null

Movimentos Indígenas Guarani: comissões estaduais, nacional e continental
null

Assembleias de chefes indígenas e tutela nos anos 1970: início dos Movimentos Indígenas no Brasil, e organizações atuais