Realize o guata porã (belo caminhar) com os povos Guarani! Elabore um vídeo que contribua com a luta do cacique Ariel Ortega, no esclarecimento aos juruá (não indígenas) sobre a importância, para os povos guarani, de seus territórios, devido aos significados e às relações que os Guarani atribuem à tekoá (lugares onde os Guarani vivem seu modo de ser). Para realizar seu vídeo, primeiro, faça ao menos a uma das atividades que se chamam “OBSERVE, OUÇA E ELABORE”, que também consistem em atividades de elaboração de vídeo. Você irá encontrar estas atividades nas outras esferas (marrom, verde e amarela). Escolha pelo menos uma das esferas amarelas, marrons ou verdes (não precisam ser todas! Na verdade, pode ser apenas uma! Fica a seu critério…), realize o(s) vídeo(s) solicitados no(s) “Observe, Ouça e Elabore”, e em seguida edite-o(s), para formar este vídeo:

– Analise pelo menos uma esfera deste INVENTANDO E EDITANDO (Após a Guerra Guaranítica: resistência guarani através da venda artesanal; Desterro e tutela estatal no século XIX: relações com as tekoá; Tentativas de assimilação dos povos guarani no século XX…; O Massacre de Caarapó (MS) e as políticas de integração no século XX…; Aldeia Morro dos Cavalos e a BR 101: constituição e desrespeito…), e observe as situações vividas pelos povos Guarani Mbya, Nhandeva ou Kaiowá. Selecione uma das esferas, e analise, nas situações vividas pelas comunidades Guarani, as continuidades da violência que estes povos vêm sofrendo à séculos. Exponha, em seu vídeo, a importância da atuação dos movimentos indígenas para a defesa dos direitos guarani, na luta destes movimentos contra a tutela do Estado, e das políticas de integração, que tinha como meta transformá-los, gradativamente, em camponeses pobres.

– Através da edição dos vídeos mostre a importância dos territórios para viver segundo o mbya reko (modo de ser guarani mbya), e justifique o direito originário dos povos Guarani, à demarcação das terras indígenas, assim como a necessidade do respeito a esses direitos, por parte dos juruá (não indígenas).

Organize sua explicação em imagens e sons através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

Após a Guerra Guaranítica: resistência guarani através da venda artesanal
null

Desterro e tutela estatal no século XIX: relações com as tekoá
null

Tentativas de assimilação dos povos guarani no século XX…

null

O Massacre de Caarapó (MS) e as políticas de integração no século XX…

null

Aldeia Morro dos Cavalos e a BR 101: constituição e desrespeito…