Observe, ouça e elabore

Passo 1: Identifique as relações espirituais dos guarani mbya com os espaços da tekoá, e a forma como estas relações possibilitam o ensinamento e construção de saberes ambientais. Selecione alguns vídeos ao lado/acima, ou da Biblioteca, em que apareçam indícios destas relações sagradas e saberes do ambiente em que vivem os guarani mbya.

Passo 2: Selecione algumas fotografias de artesanatos guarani mbya ao lado/acima, ou da Biblioteca, que se relacionem (através de seus ensinamentos, simbologias, usos, materiais de que é composto, ou processo de produção) com os saberes e crenças sobre os territórios em que vivem.

Passo 3: Relacione as fotografias destes artesanatos com os vídeos sobre as relações e saberes ambietais guarani mbya, através de uma sequência de imagens e sons. Enquanto a sequência de fotos e vídeos estiver acontecendo, realize uma explicação de quais são as relações que você identificou entre os vídeos e as fotos. Esta explicação pode ser feita através de imagens, textos, gravação de áudio, e músicas.

Organize sua explicação em imagens e sons através de clipes editados no aplicativo Vivavideo ou no programa Windows Movie Maker. Em seguida, suba o vídeo para o Youtube, podendo utilizar também o Editor de Vídeos do Youtube. Por último, poste o link do youtube com o seu vídeo, no fórum deste site, para o(a) seu professor(a) poder assistir.

null

O respeito a natureza: saberes transmitidos na prática artesanal
null

Da natureza à música: produção de instrumentos musicais
null

A caminhada guarani mbya e os significados dos desenhos nas cestarias…
null

Presentes! Os artesanatos e a caminhada guarani mbya…