A Aldeia Piraí/Tiarajú fica a pouco mais de 20 quilômetros de Joinville, no limite entre as cidades de Araquari e Guaramirim. Atualmente, é a mais populosa aldeia Guarani Mbya da região Norte do Estado de Santa Catarina. A comunidade é composta por aproximadamente 23 famílias, com uma população de aproximadamente 155 habitantes (segundo o censo da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, de 2010). Porém, a autora e professora Guarani Mbya, Cecília Brizola, em seu trabalho e Conclusão de Curso, publicado em 2015, apresenta outros números:

A Aldeia Tiaraju/Piraí tem área territorial 3,170 hectares, fica localizada ao lado da BR 280 junto ao km 38 no bairro Piraí município de Araquari, Santa Catarina.

Tem dois caciques, que são:

1º Cacique: Ronaldo Costa;

2º Cacique: Antônio Brizola.

Sua situação no momento atual é de terra protegida, em fase final de demarcação.

Nas Figuras 01 e 02, abaixo podemos ver uma parte da aldeia e da Casa de Reza – Opy

 

Figura 01 –Aldeia Piraí

Cecilia Brisuela – acervo pessoal – 19.08.2013.

 

Figura 02 –Aldeia Piraí, Casa de Reza – Opy

Cecilia Brisuela – acervo pessoal – 19.08.2013.

 

Moram nesta aldeia dezoito famílias somando um total de oitenta pessoas, contando com quarenta crianças de zero há doze anos. Temos casa de reza e uma líder espiritual: Marta Benite, tem construídas 18 casas de família e uma escola e uma casa de reza. Aqui na Tiaraju só falamos o Guarani, comemos comida Guarani, usamos ervas medicinais para curar nossas doenças, nossa liderança é escolhida pela comunidade, em nossa aldeia tem um pouco de mata e um rio onde pescamos, caçamos, buscamos nosso remédio e alimento. (BRIZOLA, 2015, p. 13-14).

 

A Terra Indígena (T.I.) Piraí/Tiaraju é ocupada apenas pela etnia Guarani Mbya, e está em processo de homologação, encontrando-se, atualmente, declarada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), mas aguardando a homologação da presidência da república, para então poder ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis da comarca de Guaramirim, e na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Veja o mapa completo e mais informações