Olá! Este site foi construído com o objetivo de servir como ferramenta didática à educadores e estudantes, para que vocês possam investigar algumas histórias sobre as formas de territorialidade, experiências políticas, práticas artesanais e educação dos povos Guarani, principalmente o subgrupo Guarani Mbya. As histórias foram organizadas a partir de três temas que partem das reivindicações Guarani, e de sua importância para o mbya reko (modo de ser Guarani Mbya): territorialidade, artesanato e educação Guarani.

Buscamos organizar as fontes para que você possa pesquisar algumas histórias locais vividas por comunidades Guarani atualmente, a partir do ponto de vista destas comunidades. Você irá encontrar, nas abas do site, a Rede, que interliga estas fontes, e as organiza em algumas atividades de elaboração de vídeo. Mas se você quiser apenas conferir as fontes, ou fazer download de algumas, fique à vontade para navegar!

Em uma das abas da rede, você também irá encontrar uma atividade de elaboração de vídeo baseada no conto “Um conto Guarani em uma tarde de sexta”, com a finalidade de provocar reflexões e estranhamentos em relação à forma como os não indígenas compreendem a si mesmos. Se você precisar, também pode acessar as referências e indicações, na aba Biblioteca e Materiais.

Você já editou um vídeo? Não? A partir de agora, vamos conhecer um pouco sobre a história dos povos e culturas Guarani, enquanto elaboramos vídeos através de algumas fontes (vídeos, imagens, textos, músicas) que pessoas de algumas comunidades Guarani criaram.  Atualmente, os povos Guarani constituem um dos 252 povos indígenas que vivem no território brasileiro, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Desde 1988, a partir dos artigos 231 e 232 da Constituição Brasileira atualmente em vigor, os povos indígenas tem seus direitos originários sobre a terra reconhecidos legalmente, assim como seus direitos a viver nestes territórios a partir de seus usos, costumes e tradições. Assim, baseado na Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, este site busca oferecer subsídios para os estudo da história e cultura Guarani, buscando ouvir as vozes Guarani, para entender a ideia de cidadania a partir da perspectiva das comunidades Guarani suas relações nas Tekoá (espaço onde os Guarani vivem seu modo de ser), e no contato inevitável com a sociedade juruá (não indígena).

 

Nós lhe convidamos a conhecer um pouco da cultura e da cosmovisão Guarani. As fontes localizadas na Rede se referem aos três subgrupos linguísticos Guarani atualmente existentes: Os Guarani Mbya, Kaiowá e Ñandeva . Devido à vasta pluralidade cultural, será dado enfoque aos Guarani Mbya, um dos subgrupos linguísticos e culturais do grupo étnico Guarani, cujas comunidades vivem espalhadas em aldeias pelo sudeste do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de algumas Terras Indígenas em área amazônica. Mais que conhecer, convidamos-lhe a sentir as palavras sagradas, a busca do bem viver, e a violência que a sociedade não indígena tem, historicamente, imputado nas relações com este povo… utilize as fontes produzidas pelos Guarani, ou que registram as suas vozes, para dialogar com estes povos! Realize algumas atividades de produção e edição de vídeo, para começar a perceber a profundidade com que os povos Guarani sentem e percebem a história que vivem.

Para começarmos, clique em Rede, para elaborar um belo vídeo!