A solidão pode ser um problema até mesmo para deuses! Por isso, o primeiro deus que existiu, Nhamandu Ru Etê, ou Nhanderu Tenonde, criou outros deuses, também chamados de Nhanderu. Estes, por sua vez, criaram outros deuses, e tiveram filhos, entre os quais, muitos também são Nhanderu.

Nhanderu kuery

O primeiro mundo quem fez foi Nhamandu Ru Ete, o primeiro Nhanderu que existiu. Ele fez o mundo e quando ficou pronto, ele pensou: “poxa, eu estou muito sozinho”. Então, ele fez uma mulher para ser companheira dele. Como ele é Nhanderu, aquele que tem poder, que é tão poderoso, ele pensou: “mas, só assim não dá. Eu vou fazer outros”. E ele fez Tupã. Tupã é dono da água; quem manda a chuva é Tupã Ru Ete.
Nhamandu Ru Ete pensou: “está faltando mais”. Então, ele fez de novo Karai Ru Ete. Ele é Nhanderu também; pra nós é deus. Então, Nhamandu pensou um pouquinho e disse: “está faltando mais”. Então, ele fez Jakaira Ru Ete, outro Nhanderu também. Mas todos eles são mais novos que Nhamandu Ru Ete, porque ele foi o primeiro que existiu. Depois, ele mesmo destruiu essa terra, pra renovar de novo.
[…] Nhanderu Tenonde é o primeiro de todos. A direção na qual ele mora é o leste, como os jurua (brancos, não indígenas) falam. Cada deus mora em certa direção. Existe Nhanderu Tupã, que fica na direção oeste. Há também Nhanderu Jakaira, que fica na direção sul, depois há também Nhanderu Karai, que mora no norte, em direção ao norte. Assim, nas quatro regiões eles têm amba (lugar, morada) deles. Esses deuses todos se conhecem, todos são deuses e todos são igualmente poderosos. Por isso, na nossa sabedoria realmente há quatro deuses, nós conhecemos quatro deuses. Agora, no conhecimento do jurua existe apenas um. Eles conhecem apenas o deus que criou o mundo, só aquele, mais ninguém. Realmente, existem esses quatro deuses, mas, além desses, há mais subdeuses que são seus auxiliares, foram criados por eles. Aí sim, entra Karai Jekupe, que mora ao lado deles. A morada dele é mais perto de nós.

Xeramõi Marcolino da SilvaKarai Tataendy Marangatu
(Tekoa Araçai, Piraquara/PR)
In: AFFONSO, Ana Maria Ramo y. LADEIRA, Maria Inês. (Orgs). Guata Porã/Belo Caminhar. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista, 2015. (Projeto pesquisadores Guarani no Processo de Transmissão de Saberes e Preservação do Patrimônio Cultural Guarani – Santa Catarina e Paraná/ Agosto de 2014 – Novembro de 2015), p. 11.

Mas este primeiro mundo não foi o único! Ele foi destruído por Nhanderu Tenonde, para ser renovado. Então, surgiu o segundo mundo, onde estamos agora…

Esse mundo em que nós estamos pisando hoje já é o segundo mundo. Mil anos tinha o primeiro mundo que foi feito. Veio a água e tampou tudo. Depois, Nhanderu Tenonde mandou o filho dele, Papa’i. Mas ele não veio sozinho; já vieram também Xariã e Peru rima. Dizem que Peru rima é do céu também, mas é meio louco. Ele e Xariã são mais velhos que Nhanderu. Então, Xariã mandava mais nas coisas, e Nhanderu não discutia: “então tá, vamos fazer assim”, dizia. Por isso que essa Terra aqui já está durando muito, porque Nhanderu pensou em botar só um papelãozinho para colocar a Terra em cima. Mas, então, o Xariã falou: “mas assim não dá. O seu filho tem que viver muitos e muitos anos. Esse papelão vai apodrecer logo. Nós temos que botar as pedras e, por cima, temos que botar arame. Assim, vai durar muito tempo”. Por isso que está passando de 2000 anos e ainda não destruíram esta Terra.
Este pedaço de mundo aqui, Nhanderu Papa’i fez. […] Tudo que é animal, ele foi botando na Terra. Nhanderu ia deixar todas as coisas fáceis pra nós. Quando a gente quisesse, estaria ali na hora. Mas Xariã falou: “ah, mas tudo fácil demais também não dá. Eles vão ter que procurar bastante, têm que trabalhar, pra depois achar alguma coisa que eles precisem”. Por isso que tudo é difícil pra nós. A gente pensa em fazer, comprar, trazer, achar; não acha, tem que procurar muito pra dar certo. O Peru Rima já faz coisas de outro tipo. Ele mente muito, engana. Xariã já não; algumas coisas ele faz bem e algumas coisas ele faz mal. Por isso que está tudo ruim.

Xeramõi Augusto da Silva – Karai Tataendy (Tekoa Marangatu, Imaruí/SC)
In: AFFONSO, Ana Maria Ramo y. LADEIRA, Maria Inês. (Orgs). Guata Porã/Belo Caminhar. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista, 2015. (Projeto pesquisadores Guarani no Processo de Transmissão de Saberes e Preservação do Patrimônio Cultural Guarani – Santa Catarina e Paraná/ Agosto de 2014 – Novembro de 2015), p. 15.

Estes conhecimentos, deste e outros mitos, são passados através da oralidade, principalmente na Opy (Casa de Reza).

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Além dos deuses que vivem em Yvy Marã e’y (Terra Que Nunca Vai Terminar), existem os deuses e espíritos que vivem na natureza, e que são donos dos elementos que existem, sendo que para cada coisa que existe na natureza, há um deus. É meditando por eles, que os Guarani podem se manter, dentro do Nhandereko (modo de ser Guarani). Porém, muitas das Terras Indígenas Guarani atualmente em fase de demarcação, são invadidas, ou não correspondem ao seu modo de vida. Como meditar para os donos da mata, sem haver mata?

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